Lazer, diversão e mais qualidade de vida, ingredientes do Caravana do Lazer
Brinquedos e brincadeiras que se perderam no tempo puderam ser resgatados na tarde deste sábado, na Praça Rio Cachoeira. Como parte das comemorações de aniversário da cidade, a Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Secretaria de Esportes e Recreação, trouxe o Projeto “Caravana do Lazer”, que, apesar de já ter visitado quase toda a Bahia, chega ao município pela primeira vez, se constituindo em sucesso.
O Projeto “Caravana do Lazer” é desenvolvido pela Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb) e visa capacitar agentes multiplicadores para realizar diversas atividades recreativas e esportivas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) em diversas regiões do estado.
O secretário de Esportes e Recreação, Evans Maxuel Silva, informou que a primeira etapa para a realização deste projeto surgiu durante a visita a Itabuna do presidente da Sudesb, Raimundo Nonato, o Bob,) a convite do prefeito Claudevane Leite. Naquela oportunidade, Bobô colocou o Projeto a disposição do Município de Itabuna.
Ainda segundo o secretário, Itabuna poder ser contemplada com um projeto como este, que tem um apelo social muito grande, é muito gratificante. “Itabuna vive um momento especial no esporte e na recreação e esse projeto comprova que essa gestão é direcionada para recreação e favorece todos os esportes”, explicou.
Segundo o coordenador Vilcastro Pires, o projeto é voltado para donas de casa, professores de escolinhas, agentes comunitários, dentre outros. Ele adiantou que foram formados e capacitados 90 agentes de vários pontos da cidade, através de aulas práticas e teóricas realizadas no a Sest/Senat de Itabuna.
Neste sábado, as crianças puderam se divertir e brincar com vários brinquedos como bambolê, peteca, resta 1, dominó, dama e xadrez gigantes, piscina de bolinha, cama elástica, elástico, viva vôlei, golzinho, além de brincadeiras como pular corda, corrida de saco, ovo na colher, corrida maluca e outras atividades lúdicas.
Os agentes multiplicadores que foram capacitados durante curso estavam felizes em poder contribuir para a realização do projeto. Para Hans Muller poder alavancar o projeto e contribuir para construir uma cidade melhor para as crianças e jovens não tem preço. “Diante da carência de atividades recreativas na cidade, esse projeto se torna fundamental”.
A mesma opinião e alegria tem Tatiana Moraes, que se identificou com o projeto assim que tomou conhecimento. Para ela, a atual gestão municipal está preocupada com a questão do lazer e recreação. “A mudança está acontecendo aos poucos, mas está. Isso é o que vale”, comemorou.